segunda-feira, 12 de março de 2018

3º ANO - ÁSIA: TIGRE ASIÁTICO E NOVOS TIGRES ASIÁTICOS

VÍDEO 01

RESUMO  - TIGRES ASIÁTICOS
FONTE: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/novos-tigres-asiaticos.htm

Novos Tigres Asiáticos
Os Novos Tigres Asiáticos integram as economias emergentes da Ásia que apresentam crescimento na elevação de suas riquezas.

O termo “Novos Tigres Asiáticos” é utilizado para designar o grupo de países de industrialização recente e que vêm expandindo suas economias a partir dos investimentos gerados pela expansão dos Tigres Asiáticos antigos e também pela maior inserção do capital estrangeiro proveniente dos países desenvolvidos. Também chamados de Tigres da Segunda Geração, os novos tigres são: Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Vietnã. Os dois últimos também costumam ser chamados de Novíssimos Tigres Asiáticos.

A principal característica dos Novos Tigres Asiáticos é o amplo recebimento de investimentos estrangeiros, principalmente por meio da atuação das empresas multinacionais e também de fábricas de peças ou até maquiladoras (montadoras). As principais fábricas que se instalaram no território dos Novos Tigres são dos setores têxteis, alimentícios, de calçados, de brinquedos e também de materiais e produtos eletroeletrônicos.

Essa tendência crescente de recebimento de investimentos está relacionada com as vantagens que esses países oferecem, como menores custos de produção e uma mão de obra que, por um lado, não possui tanta qualificação quanto a dos Tigres Asiáticos clássicos, mas, por outro, ocasiona um gasto bem menor em termos de remunerações e direitos trabalhistas.

Pode-se dizer que o mesmo processo de desenvolvimento econômico vivido pelos Tigres Asiáticos originais ao longo da década de 1980 foi repetido pelos Novos Tigres a partir da segunda metade da década de 1990 em diante. Os países asiáticos, antes predominantemente agrários, transformaram os seus espaços geográficos com uma maior atuação dos setores secundário e terciário e um acelerado processo de urbanização.

O principal exemplo é a Tailândia, onde a predominância dos produtos agrícolas no volume de exportações foi substituída pela comercialização de produtos maquinofaturados, especialmente os equipamentos eletrônicos e os produtos têxteis. O Vietnã também é considerado um exemplo emblemático, pois apresenta-se como um país em recuperação diante do legado do conflito contra os Estados Unidos e também dos impactos gerados pelo período de reabertura econômica adotado pelo governo.


Apesar de terem apresentado notáveis melhorias sociais e de condições de vida, ainda é muito cedo para dizer que os Novos Tigres apresentarão o mesmo sucesso socioeconômico dos Tigres Clássicos, pois apresentam economias muito frágeis e altamente dependentes do mercado de exportações. Por isso, esses países enfrentam o desafio de dinamizarem mais suas economias e diminuir a dependência em relação ao capital estrangeiro por meio do fortalecimento de suas empresas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário