segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

RECURSOS NATURAIS e DEGRADAÇÃO - 8º ANOS "C", "D" e "E" ESCOLA CECILIA MEIRELES

 Boa tarde, turmas dos 8 anos vespertino. Iniciaremos este bimestre com o tema RECURSOS NATURAIS. Nosso objetivo não será apenas conhecer, mas também, compreender a necessidade de sua exploração para desenvolver nossa economia  assim como compreender os desafios de desenvolver sem destruir o "planeta".

Precisamos entender que nossa sociedade de consumo não vive sem explorar os recursos naturais, assim como buscamos incessantemente novas alternativas de matérias primas, principalmente renováveis.


Assista ao vídeo abaixo, procure aprender - assistam mais de uma vez.

Vcs receberão mais conteúdos para auxiliar na resolução dos exercícios entregues na escola.

VIDEO 01 - 



Após assistir ao vídeo, leia/estude o texto abaixo. Você pode imprimir e colar em seu caderno, ou copiar..
Nas próximas aulas faremos exercícios.

Recursos naturais – 8 ANO VESPERTINO  -  1º BIMESTRE/CECILIA

Os recursos naturais são de fundamental importância para as sociedades, mas podem esgotar-se caso não sejam utilizados corretamente.

Podemos chamar de recursos naturais todos os elementos disponibilizados pela natureza que podem ser utilizados pelas atividades humanas. Dessa forma, as florestas, o solo, a energia solar, o movimento dos ventos, os animais, os vegetais, os minérios, a água e muitos outros são recursos naturais, pois a sociedade utiliza-os economicamente.

Inicialmente, o ser humano mantinha uma relação de equilíbrio com a natureza. Porém, com o tempo, foram sendo desenvolvidas técnicas de acúmulo e plantio que permitiram ao homem que fizesse maiores transformações sobre o meio e também sobre o espaço geográfico. Foi no período Neolítico que a agricultura constituiu-se, formando as bases estruturais para que se firmassem as primeiras civilizações.

Existem diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras atividades socioeconômicas.

Com o passar dos milênios, as diferentes técnicas foram aprimorando-se, e as sociedades foram desenvolvendo formas de apropriar-se mais e melhor dos elementos da natureza, o que intensificou a exploração dos recursos naturais. Essa utilização cada vez maior desses recursos poderá, futuramente, resultar em sua extinção.

Para melhor entender essa questão, os recursos naturais são classificados em renováveis e não renováveis:

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).

Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que não possuem capacidade de renovar-se ou que a renovação é muito lenta, levando milhares de anos para ser concluída. É o caso do petróleo, que leva um longo período geológico para formar-se, mas é retirado rapidamente graças ao desenvolvimento de técnicas específicas. Os minérios em geral (ouro, cobre, ferro e outros) são exemplos de recursos não renováveis que podem esgotar-se no futuro.

É válido lembrar que até mesmo alguns dos recursos renováveis poderão se tornar mais escassos caso sejam utilizados indevidamente. A água, mesmo se renovando, pode acabar, pois o ser humano só pode consumir a água potável, que se diminui cada vez mais com a poluição dos rios e dos recursos hídricos em geral. O solo, por sua vez, caso não seja preservado, também pode tornar-se improdutivo. As florestas sofrem com o avanço do desmatamento pelo mundo, de modo a prejudicar ainda mais a disponibilidade dos bens por elas fornecidos.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/recursos-naturais.htm

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário