quarta-feira, 16 de novembro de 2016

SEGUNDO TEMA DE ESTUDO
2º anos EM - 4º Bm

Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.

Elementos Básicos:
1- Fatores de produção (capital, terra, recursos naturais e tecnologia)
2- Complexo de unidades de produção (empresas)
3- Instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais

A) Sistema capitalista (ou econômica de mercado)
- Regido pelas forças de mercado
-Livre iniciativa
-Propriedade privada dos fatores de produção

B) Sistema socialista (ou economia centralizada ou economia planificada)
- Órgão central de planejamento
-Propriedade pública dos fatores de produção
Formas intermediárias:

C) Sistema de Concorrência pura:
- Liberalismo

D) Sistemas de economia mista:
- Mercado
- Estado

ECONOMIA DE MERCADO: Depende da oferta e da demanda

Capitalismo:
É o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos.

No sistema capitalista:
As padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.

Socialismo:
É a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. Incluem-se nessa denominação desde o socialismo utópico e a social-democracia até o comunismo e o anarquismo.

Sistema de concorrência pura:
O mercado, sem a interferência do governo, resolve encontrar seu ponto de equilíbrio, por meio do mecanismo de preços. Prevalece o laissez-faire: milhares de produtores e de consumidores têm condições de resolver os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como que guiados por uma mão invisível.

Sistemas de economia mista:
Um sistema de economia mista caracteriza-se pela existência, no seio do universo econômico, de duas esferas de interesses: a pública e a privada e pela participação crescente do Estado, por inúmeras razões, na vida econômica, quer em serviços tradicionais, quer em novas atividades de produção e de promoção.
Em um sistema deste tipo, o papel clássico do "mercado" é complementado por outros mecanismos tendentes a corrigir e aperfeiçoá-lo.


 http://economiametodista.blogspot.com.br/2009/03/sistemas-economicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário