quarta-feira, 11 de setembro de 2019

7 ANO - GEOGRAFIA

RESUMO 3 BM - PREPARATIVO P/BM



Os Conceitos Populacionais

a. População Absoluta: número total de habitantes de uma área. Pela análise do volume de habitantes, e a comparação com outras áreas, tem-se a noção de lugar populoso ou não.

b. População Relativa = densidade demográfica: é a relação entre o total de habitantes de uma determinada região e a área abrangida por ela.
Exemplo:
Brasil > População Absoluta = 190.732.694
Área (km2) 8.547.404 = 22,3 hab./km2
A população de um lugar pode aumentar ou diminuir, basicamente, por dois fatores: o crescimento vegetativo e as migrações. Estes fatores podem atuar isoladamente ou em conjunto.
c. Crescimento Natural ou Vegetativo
O crescimento natural ou vegetativo de uma população consiste num índice assim obtido:
Taxa de Natalidade – Taxa de Mortalidade = Crescimento Vegetativo
Saldo Migratório = Imigrantes – Emigrantes

O Crescimento da População Brasileira observa-se que entre 1940 e 1980 o Brasil teve um grande crescimento vegetativo. O rápido crescimento populacional em pouco tempo, devido ao aumento do crescimento natural, denomina-se explosão ou transição demográfica.
A explosão demográfica brasileira, pós 1940, explica-se em virtude da significativa redução da mortalidade, produto da urbanização, melhorias na medicina curativa e preventiva, nas condições sanitárias e de padrão alimentar.
O crescimento vegetativo foi elevado porque as taxas de natalidade continuaram altas. A taxa de natalidade começou a declinar na década de 1980, tendo como principais fatores:
1-      Entrada da mulher no mercado de trabalho;
2-      Custo de criação/ formação elevado;
3-      Urbanização;
4-      Casamentos tardios;
5-      Disseminação dos métodos anticoncepcionais;
6-      Maior acesso a informação.

Na sociedade moderna, a faixa etária dos idosos apresenta mais mulheres, que em média vivem cinco anos a mais que os homens, isto porque os homens ainda executam os serviços mais perigosos, padecem em maior número dos males do fumo, violência, trânsito etc.

b. População Economicamente Ativa – PEA
Integram a PEA (população economicamente ativa), a parcela da população com mais de 10 anos de idade, inserida no mercado de trabalho. No Brasil, existem 79,3 milhões de pessoas em tal condição (46,7% da população absoluta).
Da parcela ativa, isto é, empregada, 39,2% são mulheres.
A PEA se encontra distribuída pelos setores de atividade:
1-      primário: agricultura, extrativismo e pecuária;
2-      secundário: indústria e construção civil;
3-      terciário: comércio e prestação de serviços.

c. Estrutura Etária e Expectativa de Vida

Faixas Etárias
Jovens > até os 18 anos
Adultos > 19 aos 60 anos
Idosos > acima dos 60 anos

A distribuição etária de uma população permite o conhecimento da qualidade de vida e desenvolvimento.
A existência de muitos jovens indica grande crescimento vegetativo e falta de controle da natalidade. Poucos velhos apontam para baixa esperança de vida.
A distribuição etária também indica as áreas onde deverão ocorrer os investimentos sociais (escolas ou asilos por exemplo).
No Brasil temos: 36% de jovens; 55% de adultos e 9,1% de idosos (IBGE 2000).
d. Pirâmide Etária e Sexual
A pirâmide etária é um gráfico que mostra a composição da população por idade e sexo de um lugar (país, estado, região ou município). Pode ser interpretada por três partes: a base, parte inferior que representa a população jovem; o corpo (envolve a altura), parte intermediária que representa a população adulta, e o ápice, parte superior que representa a população idosa
Indicadores sociais do Brasil
a. Mortalidade Infantil
b. Analfabetismo
c. Expectativa de Vida no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário