terça-feira, 31 de março de 2020

QUINTA POSTAGEM - 8 ANO

-> ASSISTAM AOS VIDEOS AULAS
-> ATIVIDADE - VCS PODEM COPIAR OU IMPRIMIR E COLAR NO CADERNO



VÍDEO AULA 01)
GUUERRA CIVIL AMERICANA

VÍDEO AULA 02)
HISTÓRIA DO E.U.A.

GUERRA DA SESSEÇÃO - GUERRA CIVIL AMERICANA

Leia o texto e resolva as questões a seguir.
O país se chamava Estados Unidos, mas só no nome, não na realidade. Os estados do sul e os do
norte trabalhavam de maneira diferente, pensavam diferente, viviam diferente. No norte havia
a lavoura em pequena escala, o transporte por navios, as manufaturas que cresciam – tudo
produzido pelo trabalho do branco; no sul havia a monocultura, com o trabalho do negro
(escravizado). As duas divisões, tão diversas em sua maneira de viver, tinham que se separar. O
comerciante, o industrial ou banqueiro do norte, ganhando força nova com a Revolução
Industrial, tinha que se haver com as classes proprietárias de terras do sul. Essa luta se arrastou
durante 60 anos, e finalmente eclodiu com a guerra civil. [...]
Todo estrangeiro que visitasse os Estados Unidos era alertado pela grande diferença que existia
entre as duas regiões – sempre a favor do norte. Quando alguém saía do sul e entrava no norte,
via uma grande alteração. [...] Esquecia-se da impressão causada pelos algodoais sem fim ao ver
inúmeras fábricas, minas, canais, estradas de ferro, lojas, colégios e bancos. Enquanto os sulistas
ricos tinham empregado todo o seu dinheiro em uma coisa só – o algodão -, os nortistas de
posses tinham empregado o capital em várias coisas diferentes – fábricas, minas, bancos,
ferrovias. Enquanto o capital sulino convergia-se em negros, ou numa vida de luxo para um
pequeno grupo de plantadores, o capital nortista era encaminhado para numerosos planos de
negócios, que edificavam o norte e proporcionavam enormes lucros aos capitalistas.
HUBERMAN, Leo. História da riqueza dos EUA (Nós, o povo). São Paulo: Brasiliense, 2001, p. 154-155.

1) A que conflito civil o texto se refere?

2) Qual a ideia central do texto?

3) Descreva como eram os estados do sul e do norte dos Estados Unidos.

4) Há relação entre o desenvolvimento econômico dos estados sulistas e nortistas dos
Estados Unidos, na época da Guerra de Secessão, e a forma como estes foram
colonizados? Explique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário