boa tarde a todos.
essa é nossa PRIMEIRA AVALIAÇÃO PARCIAL DO 1º BIMESTRE.
Todos devem fazer (individual).
Você pode imprimir ou copiar no caderno - EU PREFIRO QUE VC COPIE NO WORD para enviar para mim pelo e-mail. Vou corrigir pello e-maisl mesmo e lhe devolvo com a respectiva nota (VALOR DA ATIVIDADE 0,0 a 7,0)
DATA DE ENTREGA (e-mail, whatssapp, papel impresso, pombo correio .... ) 08/04/2020
Meu e-mail prof.cicero@yahoo.com.br
se vc nãao possue acesso a computadores e somente celular - use o celular para responnder e me enviarr via Whatsapp.
se vc soouber de algum colega que não tem acesso a nenhum mmeui de mmidia, diga para ele ir na escola e pedir a cópia com a coordenadora Rose.
ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO KRUG NETTO
AVALIAÇÃO PARCIAL DE GEOGRAFIA – 1º BM 2020
Prof. Cicero dos Santos Benedito
Aluno: _______________________________ 9 ANO turma ______
VALOR 0,0 a
7,0 PONTOS
1. Observe a imagem. (VALOR 0,0 a 1,0)
a) Qual é a relação entre a gravura e o processo de
globalização?
R:
b) Explique de que maneira os meios de transporte e
de comunicação nos dias atuais favorecem o intercâmbio entre os países.
R:
2. A respeito do processo de globalização, marque
verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas a seguir. (VALOR 0,0 a 1,0)
( ) A
globalização existe apenas no setor econômico, já que, de modo geral, os
aspectos culturais e políticos dos países vêm sendo reforçados pelo crescimento
dos movimentos nacionalistas em todo o mundo.
( ) A
disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela hegemonia mundial resultou
em avanços tecnológicos largamente aplicados no mundo moderno, como o computador
e o satélite artificial.
( ) O
aumento da produtividade, característica do atual período, deve-se, sobretudo,
à maior oferta de mão de obra.
( ) A
gradativa diminuição das barreiras tarifárias por parte dos Estados nacionais
permitiu a expansão do comércio internacional por meio de blocos econômicos
regionais.
( ) A
globalização econômica provocou a expansão do desemprego nos níveis nacional e global
e o aumento do trabalho informal, já que, em muitos casos, houve a substituição
do ser humano pela máquina.
3. De acordo com a ONU, cerca de 40 milhões de toneladas
de lixo eletrônico são gerados anualmente no mundo. Os países ricos são os que
mais contribuem para esse número, mas em países emergentes, como o Brasil, a
quantidade desse tipo de lixo tem aumentado significativamente. Estima-se que,
somados, os descartes de computadores, impressoras, celulares, TVs e geladeiras
gerem, no Brasil, mais de 350 mil toneladas de lixo por ano. Com base nessas
informações e em seus conhecimentos, responda: (VALOR 0,0 a 1,0)
a) Por que a produção de lixo eletrônico é tão
elevada no mundo atual?
R:
b) Em sua opinião, quais problemas esse tipo de
lixo pode gerar? O que podemos fazer para reduzir a produção de lixo
eletrônico?
R:
4. Leia o texto a seguir e responda às questões. (VALOR
0,0 a 1,5)
“Imigração ilegal sustenta produção agrícola no sul
da Espanha.
Muitos imigrantes ilegais colocam a vida em risco
para chegar à Europa. Quando conseguem aportar no Velho Mundo, encontram, com
frequência, um cenário distante do paraíso imaginado.
El Ejido é uma cidade espanhola com 75 mil
habitantes sem qualquer atração turística, localizada no centro da maior região
produtora de legumes do mundo. Está situada a 30 quilômetros de Almeria, em
meio a uma imensidão de estufas, onde são cultivados tomates, pimentões e
alfaces sob tetos de plástico.
A mão de obra utilizada na produção de 1,5 milhão
de toneladas de verduras, voltada basicamente para a exportação, é formada por
muitos imigrantes “sem papéis”. Segundo o senegalês Mustafá, de 27 anos, os
imigrantes esperam “até cinco horas” para conseguir um lugar no trabalho diário
da colheita.
Disponível em:
<www.dw.de/dw/article/0,,2441732,00.html>. Acesso em: mar. 2012.
a) O que são imigrantes ilegais?
R:
b) Que tipo de atividades os imigrantes ilegais
desempenham?
R:
c) Qual é o principal caminho usado pelos africanos
para entrar na Europa?
R:
5. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F
(falso) nas sentenças a seguir. (VALOR 0,0 a 1,5)
( )
A colonização da Oceania promoveu o domínio da civilização estadunidense sobre
os povos locais.
( )
O maior país da Oceania é a Austrália, que, por isso, é chamada de ilha-continente.
( ) Além
da Austrália, o continente possui duas outras massas territoriais de tamanho
significativo: Papua-Nova Guiné e Nova Zelândia.
( )
A Oceania ainda conta com inúmeras pequenas ilhas e atóis dispersos pelo Oceano
Índico.
( )
A Austrália apresenta uma população de 50 milhões (2009), sendo a maior parte
formada por mestiços.
( )
A Tasmânia forma um arquipélago que pertence à Austrália.
( ) A
Nova Zelândia é um arquipélago constituído por duas ilhas principais e outras
menores, contando com uma população de 4,2 milhões (2009).
( )
Parte da ilha de Nova Guiné pertence à Oceania e parte pertence à Ásia.
6. (VALOR 0,0 a 1,0)
Leia o texto a seguir, que trata de investimentos
advindos, em parte, das empresas multinacionais que têm filiais no Brasil:
“Em 2016, o Brasil recebeu 47% dos investimentos
estrangeiros diretos (IED) na América Latina e no Caribe, um aumento de 5,7% na
comparação com 2015.
O País recebeu US$ 78,9 bilhões e liderou as entradas
de recursos financeiros na região. Em seguida, estão o México, com US$ 32,1 bilhões
(19%); e a Colômbia, com US$ 13,6 bilhões (15,9%).
GOVERNO DO
BRASIL. Brasil recebeu 47% dos investimentos estrangeiros na América Latina em
2016.
Disponível
em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/08/ brasil-recebeu-47-dos-investimentos-estrangeiros-na-america-latina-em-2016>.
Acesso em: 26 out. 2018.
PERGUNTA: O Brasil e vários outros países
recebem investimentos de empresas multinacionais, mas isso não representa,
necessariamente, uma melhor distribuição de renda entre as nações. Explique o que são empresas
multinacionais, destacando por qual motivo, mesmo com filiais em vários países,
elas não contribuem, obrigatoriamente, para a melhor distribuição de renda em
todo o mundo.”
R:
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